Cidade
recebe historiadores, jornalistas e especialistas em gastronomia para desvendar
histórias e curiosidades sobre a maçã fuji. Expedição faz parte de um projeto cultural
que investiga o que há por trás dos ingredientes que compõem a base da cultura
alimentar regional do Paraná e de parte de Santa Catarina
Registrar
hábitos alimentares, receitas e temperos. Esta é a base do projeto Mapa da
Cultura Alimentar que vai revelar detalhes e curiosidades de alguns dos
principais tesouros alimentares regionais em uma mostra multimídia e interativa
que acontece em setembro, em Curitiba.
Além da maçã
fuji que será investigada em São Joaquim nos dias 2 e 3 de maio,
café, morango, bala de banana, barreado, erva mate, queijos, melado, mel,
goiaba, vinho e uvas também fazem parte do projeto. São produtos que
possuem selo de Identificação Geográfica (IG) - instrumento de propriedade
industrial que busca distinguir a origem geográfica de um determinado produto
ou serviço, motivo que os fez serem selecionados para o Mapa da Cultura
Alimentar.
O projeto em
formato inédito vai revelar detalhes e curiosidades de alguns dos principais
tesouros alimentares regionais em uma mostra multimídia e interativa que
acontece no segundo semestre de 2023. Para a coleta de informações sobre os
produtos e as histórias por trás deles, uma expedição com historiadores,
jornalistas e especialistas em gastronomia será realizada nos próximos meses.
Serão 13 cidades visitadas e o trajeto iniciou em Antonina (Paraná) no dia 03
de abril. “A ideia é registrar hábitos alimentares, receitas e temperos. Todo
esse processo será documentado em vídeos e fotos que farão parte de um livro
impresso e da exposição de artes visuais multimídia e interativa”, explica
Carolina Montenegro, da Montenegro Produções, empresa responsável e
idealizadora do Mapa da Cultura Alimentar. "Em cada prato, estão os
códigos alimentares que formam parte do que somos. E isso tem um nome: patrimônio
cultural imaterial”, ressalta.
Paralelo à
expedição, em parceria com o SEBRAE/PR, os cozinheiros Rui Morschel e Ana Souza
vão realizar quatro eventos em algumas das cidades do projeto, com degustação
dos produtos e apresentação da pesquisa.
Livros
e exposição
As descobertas
das expedições, incluindo os processos de produção e fabricação, o cultivo e
tudo que acontece até que cada um dos produtos chegue à mesa, serão
apresentados em uma exposição multimídia que será realizada de 6 de setembro a
6 de outubro, no Shopping Mueller, em Curitiba. Na ocasião também será lançado
o livro do projeto.
Para Carolina
Montenegro, esse projeto é uma forma de valorizar e enaltecer o conhecimento
ancestral dos nossos produtores locais, gerando assim mais visibilidade e oportunidades.
“O início do Mapa, com as visitas a campo da expedição, é uma imersão no nosso
universo cultural, o meio é o contato direto com o público através dos eventos
em locais públicos e o resultado final, a exposição aberta ao público, será uma
experiência única sobre a biodiversidade da nossa terra”, descreve.
Iniciativa da
Montenegro Produções, o Mapa da Cultura Alimentar conta com recursos da Lei de
Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Patrocinadores: Syngenta, CNH
Industrial Global e New Holland Brasil, Copel Energia, Sanepar, Governo do
Estado do Paraná, Atlas Eletrodomésticos, Porto a Porto, Videplast, Ítalo
Supermercados, Havan, Lavoro, Sebrae Paraná, Bom Gourmet - Gazeta do Povo e
Shopping Mueller. Apoio: GoPro. Instituição beneficiada: Associação Amigos do
HC.
Contrapartida
social
O projeto
contempla ainda ações de contrapartidas sociais, beneficiando instituições de
longa permanência para pessoas idosas e instituições de acolhimento de crianças
e adolescentes em situação de vulnerabilidade e uma van itinerante com
degustação dos produtos pesquisados
Para
acompanhar o projeto
Um portal com
todas as informações, receitas dos eventos, fotos e vídeos da expedição está
sendo produzido em parceria com o Bom Gourmet, maior plataforma de gastronomia
do Brasil: https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/mapa-da-cultura-alimentar.
Todos estes
registros são possíveis graças a parceria com a GoPro que cedeu todos os
equipamentos para o projeto Mapa da Cultura Alimentar.
Calendário
das expedições já realizadas no projeto Mapa da Cultura Alimentar:
03 de abril – Antonina e Paranaguá (Paraná)
04 de abril – Morretes (Paraná)
05 de abril – Palmeira e Witmarsum (Paraná)
06 de abril – São Mateus do Sul (Paraná)
07 de abril – Curitiba (Paraná)
10 de abril – Pinhalão e Londrina (Paraná)
11 de abril – Cornélio Procópio e Jacarezinho
(Paraná)
12 de abril – Marialva (Paraná)
13 de abril – Carlópolis e Londrina (Paraná)
14 de abril – Tomazina e Pato Branco (Paraná)
17 de abril – Santa Helena (Paraná)
18 e 19 de abril – Capanema (Paraná)
24 e 25 de abril – Bituruna (Paraná)
Próxima expedição
2 e 3 de maio – São Joaquim (Santa Catarina)
Sobre a Montenegro Produções
Presente
no mercado cultural há mais de 10 anos, a Montenegro Produções Culturais atua
no diagnóstico, identificação e mapeamento de oportunidades de integração entre
arte e negócio. Os projetos são construídos em plataformas que integram fomento
às artes e à economia, responsabilidade social, comunicação de marcas e
criatividade.
0 Comentários