Em formato inédito, projeto cultural investiga o
que há por trás dos ingredientes que compõem a base da cultura alimentar
regional do Paraná e de parte de Santa Catarina. 13 cidades serão visitadas, e
a expedição começa em abril em Antonina (Paraná)
Barreado,
café e mais 10 ingredientes que compõem a base da cultura alimentar regional
são os protagonistas de um projeto inédito que vai reunir gastronomia e cultura
em uma exposição de artes visuais pela primeira vez. Nominado Mapa da Cultura
Alimentar, o projeto vai revelar detalhes e curiosidades de alguns dos
principais tesouros alimentares regionais em uma mostra de artes inédita que
acontece em setembro, no Shopping Mueller, em Curitiba.
O
Mapa da Cultura Alimentar é um projeto de seis meses que acontece em três
momentos distintos. Para a coleta de informações sobre os produtos e as
histórias por trás deles, uma expedição com historiadores, jornalistas e
especialistas em gastronomia será realizada nos próximos meses. Serão 13
cidades visitadas, iniciando-se o trajeto em Antonina (Paraná) na primeira
semana de abril. “A ideia é registrar hábitos alimentares, receitas e temperos.
Todo esse processo será documentado em vídeos e fotos que farão parte de um
livro impresso e da exposição de artes visuais multimídia e interativa”,
explica Carolina Montenegro, da Montenegro Produções, empresa responsável e
idealizadora do Mapa da Cultura Alimentar. "Em cada prato, estão os
códigos alimentares que formam parte do que somos. E isso tem um nome:
patrimônio cultural imaterial”, ressalta.
Paralelo
à expedição, em parceria com o SEBRAE/PR, os cozinheiros Rui Morschel e Ana
Souza vão realizar quatro eventos em algumas das cidades do projeto, com
degustação dos produtos e apresentação da pesquisa.
Insumos
e pratos do Mapa da Cultura Alimentar
Bala
de banana, queijo, erva mate, café, goiaba, uvas, morango, melado, mel, vinho,
maçã fuji e barreado fazem parte do projeto. São produtos que possuem selo de
Identificação Geográfica (IG) - instrumento de propriedade industrial que busca
distinguir a origem geográfica de um determinado produto ou serviço, motivo que
os fez serem selecionados para o Mapa da Cultura Alimentar.
Livros
e exposição
As
descobertas das expedições, incluindo os processos de produção e fabricação, o
cultivo e tudo que acontece até que cada um dos produtos chegue à mesa, serão
apresentados em uma exposição multimídia que será realizada de 6 de setembro a 6
de outubro, no Shopping Mueller, em Curitiba. Na ocasião também será lançado o
livro do projeto.
Para
Carolina Montenegro, esse projeto é uma forma de valorizar e enaltecer o
conhecimento ancestral dos nossos produtores locais, gerando assim mais visibilidade
e oportunidades. “O início do Mapa, com as visitas a campo da expedição, é uma
imersão no nosso universo cultural, o meio é o contato direto com o público
através dos eventos em locais públicos e o resultado final, a exposição aberta
ao público, será uma experiência única sobre a biodiversidade da nossa terra”,
descreve.
Iniciativa
da Montenegro Produções, o Mapa da Cultura Alimentar conta com recursos da Lei
de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. Patrocinadores: Syngenta, CNH
Industrial Global e New Holland Brasil, Copel Energia, Sanepar, Governo do
Estado do Paraná, Atlas Eletrodomésticos, Porto a Porto, Videplast, Ítalo
Supermercados, Havan, Lavoro, Sebrae Paraná, Bom Gourmet - Gazeta do Povo e
Shopping Mueller. Apoio: GoPro. Instituição beneficiada: Associação Amigos do
HC.
Contrapartida
social
O
projeto contempla ainda ações de contrapartidas sociais, beneficiando
instituições de longa permanência para pessoas idosas e instituições de
acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e uma van
itinerante com degustação dos produtos pesquisados
Para
acompanhar o projeto
Um portal com
todas as informações, receitas dos eventos, fotos e vídeos da expedição está
sendo produzido em parceria com o Bom Gourmet, maior plataforma de gastronomia
do Brasil: https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/mapa-da-cultura-alimentar.
Todos estes registros
são possíveis graças a parceria com a GoPro que cedeu todos os equipamentos para
o projeto Mapa da Cultura Alimentar.
Calendário da
expedição Mapa da Cultura Alimentar
03 de abril –
Antonina e Paranaguá (Paraná)
04 de abril –
Morretes (Paraná)
05 de abril –
Palmeira e Witmarsum (Paraná)
06 de abril – São
Mateus do Sul (Paraná)
07 de abril –
Curitiba (Paraná)
10 de abril –
Pinhalão e Londrina (Paraná)
11 de abril – Cornélio
Procópio e Jacarezinho (Paraná)
12 de abril –
Marialva (Paraná)
13 de abril –
Carlópolis e Londrina (Paraná)
14 de abril –
Tomazina e Pato Branco (Paraná)
17 de abril – Santa
Helena (Paraná)
18 e 19 de abril –
Capanema (Paraná)
24 e 25 de abril –
Bituruna (Paraná)
2 e 3 de maio – São
Joaquim (Santa Catarina)
Sobre
a Montenegro Produções
Presente no
mercado cultural há mais de 10 anos, a Montenegro Produções Culturais atua no
diagnóstico, identificação e mapeamento de oportunidades de integração entre
arte e negócio. Os projetos são construídos em plataformas que integram fomento
às artes e à economia, responsabilidade social, comunicação de marcas e
criatividade.
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