Com programas para todas as idades, escolas certificadas no Brasil preparam para a vida em sociedade e o Ensino Superior, dentro ou fora do país
Com foco multidisciplinar, as escolas com certificado internacional unem linguagens a ciências experimentais, exatas e humanas, aliadas a artes e esportes, com foco na formação para a vida em sociedade e o Ensino Superior, dentro ou fora do país. A diretora do Positivo International School, professora Mariangela Cunha, explica que a abordagem pedagógica utilizada é variada, mas com maior enfoque na investigação inquiry-based learning. “É uma abordagem na qual os alunos se engajam na aula e o professor os instiga a fazer perguntas, buscar respostas e realizar conexões enquanto refletem sobre o aprendizado. Isso é possível quando se trabalha em turmas com menor número de alunos”, explica.
Não é à toa que a procura por escolas internacionais e bilíngues tem aumentado significativamente nos últimos anos. Um levantamento realizado pela Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi) revelou que, de 2014 a 2019, houve um crescimento de 10% no número de alunos matriculados nessas escolas. A proposta é desenvolver em cada um o intelecto e o conhecimento conceitual, mas também habilidades e competências específicas – como pensamento crítico para conseguir resolver problemas; criatividade e pensamento analítico; habilidade de pesquisa científica, para saber buscar, triangular e referenciar informação em várias fontes; habilidade de comunicação verbal, escrita, visual e plástica; habilidade de gestão de tempo para se organizar, saber o que priorizar, planejar e estabelecer objetivos claros; habilidades sociais no reforço à empatia, ao respeito e às relações saudáveis – que serão úteis para qualquer profissão escolhida. “O nosso programa é muito mais que o ensino de línguas. Os nossos alunos buscam um programa acadêmico de ensino básico internacionalmente reconhecido e que os prepare para os mais variados cursos universitários”, conta a diretora.
“O colégio auxilia não só no sentido acadêmico, com enfoque nas línguas e com aulas sobre geopolítica mundial, como também nos ensina a sermos cidadãos do mundo e, pelo IB learner profile, nos mostra como entender o outro e o diferente; como ter empatia pelo próximo, ajudando-o a resolver questões sem esperar nada em troca”, relata o aluno Gabriel Stein Sabbag, de 15 anos. No segundo ano do ensino médio, o estudante busca a carreira diplomática. “No Positivo, temos convívio com diferentes línguas e sistemas de governos, além do contato cultural com outras nações”, completa.
Um dos principais pilares do ensino internacional é fazer com que os alunos aprendam a estudar, conforme relata Luccas Marcolin Miranda, que se formou no colégio em 2021 e, atualmente, cursa Medicina na PUC-PR. “Os conteúdos vistos no ensino médio estão sendo muito úteis até mesmo para as provas da graduação. Todos os recursos e ensinamentos que aprendi no Internacional estão me ajudando a executar com excelência as atividades da faculdade”, revela Luccas, que diz ainda que a base adquirida com a educação internacional é muito mais aprofundada em relação a de seus colegas de universidade. “No primeiro período, eu revi muitos dos conteúdos que já havia estudado no colégio. O modelo de ensino do Internacional é muito próximo do que é uma instituição de ensino superior e você já chega preparado para a graduação, que acaba não sendo tão difícil”, completa.
Além disso, Luccas revela que não sabia se estava preparado para o vestibular, por não ter feito cursos preparatórios específicos, mas descobriu que o ensino do IB foi o suficiente para conseguir notas altas nas provas que realizou. “Eu acabei gabaritando biologia no vestibular da PUC e química no da UFPR, além de tirar 9 de 10 na redação da PUC e 27 de 30 na da Federal”, conta Luccas, destacando que todas as contribuições que o ensino do IB proporciona se refletem nos resultados dos vestibulares e nas provas da própria faculdade.
A diretora reforça que os estudantes dessa metodologia saem fluentes em dois idiomas e buscam os mais variados cursos, como Diplomacia, Artes, Medicina, Engenharia, Direito, Relações Internacionais, Business, Economia e Teatro. “Temos um serviço de aconselhamento acadêmico (college counselor) que os auxilia nas tomadas de decisão, para descobrirem qual a melhor universidade ou opção para o curso que desejam, dentro ou fora do país”, ressalta Mariangela.
Ela lembra que o Positivo já estava certificado pelo IB na Educação Infantil e Anos Iniciais - pelo programa Primary Years Programme, e também para o Ensino Médio - pelo Diploma Programme. “A certificação MYP veio para a escola com certificação IB desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, ou o que chamamos de IB Continuum. Até ao momento, somos uma das três escolas do Brasil com esta certificação e a única do sul do Brasil”, explica. O título beneficia a já utilizada verticalidade pedagógica e a preparação integral e contínua do aluno. “É o maior selo de qualidade que um órgão externo pode atribuir a um colégio. Um ensino rigoroso e de alta performance, pautado na multiculturalidade, multilinguagens e na consciência global”, conclui Mariangela.
Sobre o Colégio Positivo
O Colégio Positivo compreende sete unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o país e ao exterior. O Colégio Positivo - Júnior, o Colégio Positivo - Jardim Ambiental, o Colégio Positivo - Ângelo Sampaio, o Colégio Positivo - Hauer, o Positivo International School, o Colégio Positivo - Água Verde e o Colégio Positivo - Boa Vista atendem alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, sempre combinando tecnologia aplicada à educação, material didático atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadãos conscientes e solidários. Em 2016, o grupo chegou em Santa Catarina - onde hoje fica o Colégio Positivo - Joinville e o Colégio Positivo - Joinville Jr. Em 2017, foi incorporado ao grupo o Colégio Positivo - Londrina. Em 2018, o Positivo chegou a Ponta Grossa (PR), onde hoje está o Colégio Positivo - Master. Em 2019, somaram-se ao Grupo duas unidades da escola Passo Certo, em Cascavel (PR), e o Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu (PR). Em 2020, o Colégio Vila Olímpia, em Florianópolis (SC), passou a fazer parte do Grupo. Em 2021, com a aquisição da St. James', em Londrina (PR), o Colégio Positivo passa a contar com 16 unidades de ensino, em sete cidades, no Sul do Brasil, que atendem, juntas, aproximadamente 16 mil alunos desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.
0 Comentários